Angola

Entre 1914 e 1918 foram mobilizados para Angola 387 oficiais e 12.043 sargentos e praças e ao nível das tropas locais foram empenhados cerca de 3500 militares durante o período da guerra. Em 1914 registaram-se combates com os alemães mas depois as operações militares foram de pacificação das populações do sul de Angola..

expectbelow

Moçambique


Moçambique

Para Moçambique foram enviados da metrópole durante a guerra, 825 oficiais e 17.700 sargentos e praças do exército e o enquadramento das unidades indígenas envolveu cerca de 900 militares europeus (300 oficiais e 600 sargentos e cabos). Ao nível das tropas locais foram empenhados cerca de 12.000 militares nas unidades indígenas e um numero muito elevado de civis ao serviço da logística militar.

Armamento e Equipamento

Os sistemas de armas usados em África eram menos evoluídos que os sistemas usados em França, ao nível da potência de fogo, alcances e cadência de tiro e em relação ao equipamento individual os modelos usados em África eram ainda em couro (cinturão, suspensórios, cartucheiras etc;), de uma geração anterior aquele que foi usado pelo CEP em França que era em lona mais resistente e mais funcional..

expectbelow

Equipamento

Armamento

Please enter the email address associated with your User account. Your username will be emailed to the email address on file.

logo

Comissão Coordenadora da Evocação do Centenário da Grande Guerra

 
 
Imagens: Arquivo Histórico Militar (fundo AHM-FE- CAVE-AG)
Fotos de equipamentos Núcleo Museológico das OGFE e do Museu Militar.
 
Textos: O CEP: Os Militares Sacrificados Pela Má Politica, Fronteira do Caos, 2016. A Nossa Artilharia na Grande Guerra (1914-1918), Caleidoscópio,2017.
 
Autores: Coordenação de Pedro Marquês de Sousa. Apoio na preparação de artigos militares OGFE e Fotos: Jorge Baltazar Pinto e André Fernandes.

Room Booking

Thanks for staying with us! Please fill out the form below and our staff will be in contact with your shortly.