Home

Angola

Entre 1914 e 1918 foram mobilizados para Angola 387 oficiais e 12.043 sargentos e praças e ao nível das tropas locais foram empenhados cerca de 3500 militares durante o período da guerra. Em 1914 registaram-se combates com os alemães mas depois as operações militares foram de pacificação das populações do sul de Angola..

expectbelow

Moçambique


Moçambique

Para Moçambique foram enviados da metrópole durante a guerra, 825 oficiais e 17.700 sargentos e praças do exército e o enquadramento das unidades indígenas envolveu cerca de 900 militares europeus (300 oficiais e 600 sargentos e cabos). Ao nível das tropas locais foram empenhados cerca de 12.000 militares nas unidades indígenas e um numero muito elevado de civis ao serviço da logística militar.

Armamento e Equipamento

Os sistemas de armas usados em África eram menos evoluídos que os sistemas usados em França, ao nível da potência de fogo, alcances e cadência de tiro e em relação ao equipamento individual os modelos usados em África eram ainda em couro (cinturão, suspensórios, cartucheiras etc;), de uma geração anterior aquele que foi usado pelo CEP em França que era em lona mais resistente e mais funcional..

expectbelow

Equipamento

Armamento

logo

Comissão Coordenadora da Evocação do Centenário da Grande Guerra

 
 
Imagens: Arquivo Histórico Militar (fundo AHM-FE- CAVE-AG)
Fotos de equipamentos Núcleo Museológico das OGFE e do Museu Militar.
 
Textos: O CEP: Os Militares Sacrificados Pela Má Politica, Fronteira do Caos, 2016. A Nossa Artilharia na Grande Guerra (1914-1918), Caleidoscópio,2017.
 
Autores: Coordenação de Pedro Marquês de Sousa. Apoio na preparação de artigos militares OGFE e Fotos: Jorge Baltazar Pinto e André Fernandes.

Room Booking

Thanks for staying with us! Please fill out the form below and our staff will be in contact with your shortly.